quinta-feira, junho 26, 2014

Procon/Campos faz alerta para compra de carros usados


A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Campos), preocupada com aquisição por parte dos campistas de carros usados, elaborou uma série de procedimentos que os consumidores devem adotar antes de concretizar a compra. O Procon informou que a população campista deve se atentar quanto as condições em que são oferecidos os veículos.

O Procon recomenda prudência ao consumidor. Os cuidados devem ser tanto quanto à documentação, quanto ao estado do veículo e as condições de pagamento. Os riscos são imensos para quem não adota algumas precauções. Os técnicos do Procon/Campos elaboraram uma extensa lista com os principais cuidados a serem adotados. Antes de qualquer coisa, conferir documentação com muita atenção com veículos com placas de outros Estados. Por trás delas pode se esconder um automóvel clonado ou com algumas multas. Checar o número do chassi no monobloco com o do documento: 

- Saber a procedência do carro também é um grande ganho na hora da compra. O proprietário ideal costuma ser aquele que tem mais carros e reveza o uso. 

- Nem sempre o automóvel está no nome do verdadeiro motorista. Por isso, contate o antigo dono para saber do histórico do carro. Se o antigo dono passou muito tempo com o carro, melhor, tem mais informações a fornecer. O comprador de um carro usado tem que conter sua empolgação antes de fechar um negócio que parece irresistível. É preciso desconfiar de preços muito baixos e vantagens milagrosas. 

- No mercado de carros usados não existe garantia. Mas o Código de Defesa do Consumidor prevê a garantia por 90 dias de qualquer bem usado comprado em território nacional. A garantia é válida para motor e câmbio e isso vale também nos negócios entre particulares.

- Não se engane com a baixa quilometragem. Pode ser falsa. Alguns proprietários e vendedores fraudam o hodômetro, baixando a quilometragem. Para não ser enganado, cheque o tempo de uso do carro. Faça uma média de 12.000 km por ano. Ou seja, em dois anos de uso o carro deve ter rodado aproximadamente 24 mil, em três anos 36.000 km e assim por diante. Se a quilometragem estiver em desacordo com a idade do carro, exija uma explicação do vendedor.

- O Procon/Campos não pode intervir quando a compra for uma negociação entre pessoas, pois não é uma relação de consumo. Mas no caso de um vendedor pessoa física (que exerça a atividade de modo contínuo), mesmo sem que exista uma empresa legalizada, o adquirente pode solicitar o auxílio do órgão.

Leia mais aqui.




Fonte: Secom/PMCG

"Tô Contigo!"

Postado pela assessoria de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário