terça-feira, julho 02, 2013

CONSUMIDOR PODE ACESSAR LISTA COM SITES CONFIÁVEIS

DICAS PARA O CONSUMIDOR.

O Procon de Campos já está disponibilizando no site oficial  a lista das empresas de comércio eletrônico com mais reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. A lista elaborada pela Fundação Procon, de São Paulo, é a mais completa de maus fornecedores no comércio eletrônico e foi cedida a todos os órgãos de defesa do consumidor. 

Foto: Divulgação
Nesta lista estão cadastrados os sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados. 
O Procon de Campos faz um alerta ao consumidor que deve ser mais criterioso na hora de acessar e adquirir um produto através do comércio eletrônico. 
Segundo o órgão, o consumidor deve adotar uma série de cuidados antes de concluir uma transação em meio eletrônico: Anotar e checar o endereço físico da empresa e os dados cadastrais,  como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. 
Checar os dados cadastrais da empresa acessando o site.
Verificar se o site tem reclamações no órgão de seu Município ou do Estado.
Procurar referência com familiares e amigos que já compraram nesse site.
Exigir Nota Fiscal.
Verificar se existe algum telefone, e-mail ou outra forma de contato para esclarecimento no caso de eventuais problemas. 
Anotar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega.
Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários.
Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra.
Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido.
Não efetuar o pagamento em conta corrente de pessoa física.
Guardar em meio eletrônico, ou mesmo impresso, a confirmação do pedido, emails trocados com o fornecedor que comprovem a compra e suas condições.
Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço.

Foto: Divulgação
Quem tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon, munido dos documentos pessoais, comprovante de residência e de todos os dados que puder reunir (compra, nota fiscal, pedido, protocolos, recibos de pagamento, etc.). O site para consulta.
''Tô Contigo''!!
Postado pela assessoria de comunicação.
Fonte: Procon/Campos

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