segunda-feira, maio 20, 2013

Câmara Municipal de Campos reúne autoridades em debate sobre Segurança Pública



Foi realizada na tarde desta segunda-feira (20/05), na Câmara Municipal de Campos, a sessão especial sobre Segurança Pública, presidida pelo vereador Alexandre Tadeu “Tô Contigo”. Autoridades de segurança pública apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos e apresentaram possíveis soluções para amenizar a sensação de insegurança que assusta a população diante do grande número de roubos, assaltos e homicídios.

Segundo o vereador, um documento será elaborado com o resultado desta sessão e encaminhado ao Governador do Estado, Sérgio Cabral e ao secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para que tenham conhecimento de todos os questionamentos com relação à segurança pública em Campos. “A Câmara Municipal de Campos fez sua parte reunindo autoridades de segurança pública, agora vamos encaminhar um documento para o Governo do Estado, para que eles tomem as devidas providências”, frisou.

Solicitada pelo vereador Alexandre Tadeu “Tô Contigo”, a sessão teve como objetivo buscar sensibilizar o Governo do Estado a melhorar a segurança pública no município. Segundo Tadeu, o crescimento populacional, ocasionado pelo desenvolvimento econômico, pode resultar na elevação dos índices de criminalidade. De acordo com Tadeu, a sensação de insegurança é muito grande, toda a população está apreensiva, por isso é necessário que sejam realizadas ações para conter o avanço da criminalidade. “Apesar do esforço das autoridades policiais, Campos e região precisam e merecem mais. Hoje ficou evidente que o reduzido efetivo das polícias civil e militar dificulta o combate à violência”, disse o vereador.

Tadeu ainda informou que apesar da polícia estar recebendo novos equipamentos, é importante que haja um aumento no efetivo para melhorar o trabalho. “Uma guerra não se ganha com armamento pesado, e sim com bons soldados”, afirmou o parlamentar.

Segundo o comandante do 8º BPM, Ten. Cel. Jonei Sardenberg, houve uma redução no número de homicídios no primeiro trimestre de 2013 em comparação ao mesmo período do ano passado. Porém, de acordo com ele, há uma grande preocupação com relação aos roubos de carros, estabelecimentos comerciais e pedestres. “Intensificamos ações na área central para coibir os roubos de rua. Mas, a polícia sozinha não vai conseguir resolver os problemas, precisamos também da população, dando informações, fazendo denúncias, para podermos agir com mais rapidez e eficiência”, revelou o comandante, que parabenizou o vereador pela iniciativa de reunir as autoridades de segurança pública e estar buscando diminuir o índice de criminalidade.
O coordenador municipal de segurança e ordem pública, Cel. Alcemir Pascouto, também elogiou a sessão especial. “Ações como esta são muito importantes para que os órgãos responsáveis possam unir forças para minimizar problemas ligados à segurança pública em nossa região”, destacou Cel. Pascouto.

Já o promotor Marcelo Lessa, do Ministério Público Estadual, comentou que por conta das políticas de segurança pública aplicadas na Capital, muitos bandidos podem ter migrado para o interior. “É natural que com as ações de segurança aplicadas nas comunidades do Rio de Janeiro, muitos criminosos migrem para outras cidades. Acho muito difícil que o bandido se aposente. O ideal é que as políticas de segurança pública aplicadas pelo Governo do Estado na capital, também fossem aplicadas nas comunidades onde há um alto índice de crimes em Campos”, disse.

Para o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB, Cristiano Sampaio,  o Governo do Estado “só tem olhos” para a Capital, e deixa a segurança pública do interior sucateada. “A Polícia Militar não faz investigação, eles dependem da Polícia Civil, porém, este órgão está sucateado, não tem contingente. Hoje os inspetores estão ali apenas para preencher ocorrências. Não há condição de trabalho para os policiais”, destacou.

Estiveram presentes na sessão especial autoridades como o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), Ten. Cel. Jonei Sardenberg; delegado Geraldo Assed, da 134ª Delegacia de Polícia Legal do Centro da cidade; delegado Carlos Augusto Guimarães, da 146ª Delegacia de Polícia Legal de Guarus; Promotor Marcelo Lessa, do Ministério Público Estadual; Major Francisco Melo, da Guarda Civil Municipal; Luiz Celso Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Campos; Cristiano Sampaio, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário